Há um bom tempo, eu queria assistir a uma série boa, que fosse para o público adulto, mas que não recorresse à violência, agressões gratuitas ou conteúdo sexual quase explícito. Consegui encontrar o que procurava na adaptação do livro magistral de Gabriel García Márquez feita pela Netflix.
A série é uma produção madura que atende com propriedade à obra do autor. São oito episódios, mas que poderiam se estender facilmente por uma dezena.
Leia também: Anatomia de uma queda [resenha/crítica]
A Netflix recriou a história de José Arcadio Buendía e da família que construiu a cidade de Macondo. A história inicia quando Buendía assassina, com um golpe, Prudêncio Aguilar. Atormentado pelo fantasma do morto, ele, a esposa e seus amigos resolvem seguir seu destino em busca de uma terra que ficasse próxima ao mar.
Em um percurso difícil, o grupo desiste, mas encontra um local, após um pântano, onde funda Macondo. A série da Netflix relata a história da criação do lugar até a guerra que envolveu Aureliano Buendía, filho de José Arcadio. Mais ou menos um percurso de 30 anos. Então, podemos acreditar que a Netflix planeja pelo menos duas outras temporadas para cobrir o percurso do livro.
A Netflix tornou visível a vida em Macondo. A atmosfera singular da cidade representa muito do que é ou foi os pequenos lugarejos da América Latina, com suas tradições, lendas e a forte presença do fantástico no cotidiano. A adaptação captura bem esse espírito ao mostrar, por exemplo, a chegada dos ciganos com invenções milagrosas, as premonições que se tornam realidade e os eventos inexplicáveis que os moradores aceitam como parte da vida.
Apesar dos pontos positivos da série, esse primeiro ciclo da história poderia ter dado mais vida ao realismo mágico que tanto Gabriel García Márquez imaginava em seus livros. Há boas cenas, como a crise da insônia em Macondo, quando a cidade inteira perde a capacidade de dormir e começa a esquecer os nomes e funções das coisas.
Avaliação de Cem anos de solidão, da Netflix
Cem anos de solidão tem nota 8,4 de 10 no IMDB. No Metacritic, a média das avaliações é 80 de 100. A Variety elogiou a atuação do elenco, mas criticou o ritmo das cenas. Não concordo com esse último ponto. Acredito que a série cumpre bem o seu papel de mostrar, na ordem cronológica, a história de Macondo e seus personagens.