O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald [resenha]

O Grande Gastby resenha

Gatsby é um homem rico e misterioso. Como bon-vivant, ele promove grandes festas com música, bebida e comida. Scott Fitzgerald cria esse personagem para descrever um período da história americana marcado pela ascensão econômica e pela luxuosa vida da elite.

Leia também: O Chamado Selvagem, de Jack London [resenha]

O livro é narrado por Nick Carraway, um jovem comerciante que por uma casualidade torna-se vizinho de Gatsby. Logo ao se mudar, Nick é convidado para uma festa onde conhece o bilionário. Os encontros sociais promovidos por Gatsby movimentam centenas de pessoas da classe alta local.

Nick descobre que o motivo do interesse de Gatsby nele e também em realizar essas festas era para atrair a jovem Daisy. Ela é prima de Nick e casada com ex-atleta universitário Tom Buchanan.

A história então transita entre o mistério da fortuna de Gastby, o amor que ele nutre por Daisy e o universo de ilusões das festas nababescas na mansão do protagonista.

Gatsby é uma obra que foi adaptada cinco vezes para o cinema. A última foi em 2013 com Leonardo Di Caprio no papel principal. O livro é considerado um clássico da literatura americana e quase uma memória da época de ouro dos Estados Unidos. Ele também é sempre mencionado como uma crítica ao estilo de vida extravagente dos ricos de Nova York.

Avaliação de O Grande Gasby

Gatsby é uma importante obra da literatura americana e aparece nos principais rankings de livros do século XX. Pessoalmente, a leitura não foi estimulante. Os relatos das festas me soaram um tanto cafona. A relação entre Gatsby e Daisy é uma novela comum com mais marcas de um amor platônico e de conflitos sem sal. O livro tem 176 páginas e eu fiz a leitura em uma edição da editora Principis.

No Good Reads, a nota de O Grande Gatsby é 3,93. Já no Skoob, o livro teve avaliação de 4,1. Na minha opinião, a obra merece nota 3,75.


Ouça o nosso podcast sobre Arte, Educação, Literatura e Comunicação

Cultura brasileira em imagens – acervo on line