Quem sou eu?
Meu nome é Tiago Severino. Sou jornalista e professor. Tenho mestrado em Imagem e Som. Sou graduado em Comunicação Social e em Artes Visuais. Também tenho pós-graduação em Jornalismo Político e em Gestão de Projetos.
Como jornalista, tenho experiência em rádio, televisão, jornal impresso e assessoria de comunicação. Na docência, eu já trabalhei em disciplinas como Teorias da Comunicação, Teoria do Audiovisual, Semiótica, Comunicação e Cultura, História da Arte, Produção de Áudio, Comunicação e Cidadania e Gestão de Projetos.
Fui o idealizador e coordenador da rádio Federal FM, emissora do campus Passos, do Instituto Federal do Sul de Minas. Durante cinco anos, produzimos com estudantes, professores e a comunidade mais de 300 episódios de programas sobre Música, Cinema, Tecnologia, Direito do Cidadão, Jornalismo e Educação.
Qual o objetivo deste blog?
O objetivo deste blog é compartilhar textos, reflexões e conteúdo sobre Arte, Educação, Literatura e Comunicação. Também tem como meta compartilhar dicas para que docentes e outros profissionais da educação possam usar os recursos do campo da comunicação com finalidade educativa. Pessoalmente, acredito na força da Alfabetização Midiática e Informacional como estratégia para fomentar o letramento midiático nos alunos e formar cidadãos mais críticos e capazes de usar a tecnologia em benefício da sua comunidade.
Como começou o blog?
O blog começou a partir de uma brincadeira com o meu filho. Durante a pandemia, eu tive o desafio de alfabetizá-lo já que estávamos todos em casa e achava que, mesmo com os recursos digitais, essa deveria ser uma tarefa feita com lápis e papel na mão. Para estimulá-lo a ler, nós começamos a gravar áudios como um programa de rádio onde falávamos de livros e filmes que víamos juntos. Era uma maneira de deixá-lo motivado com essas atividades. Aos poucos, começamos a enviar esses arquivos para parentes e conhecidos até que decidimos colocar no ar em formato de podcast. Hoje, nós gravamos e ele mesmo faz a edição, o que é muito bom porque se trata de um uso do celular com a perspectiva de gerar um conteúdo de valor cultural e educativo.
O blog surgiu inicialmente para agregar esses arquivos de áudio e também para permitir que eu disponibilizasse notícias, artigos, resenhas de livros, resumos e conteúdos das aulas que produzi durante o período da pandemia. E aos poucos, tenho feito isso. A meta é ter em breve esse banco de materiais dos trabalhos em formato de vídeo, áudio, slide e texto que uso nas minhas aulas e manter uma rotina de publicação do que leio, assisto e escuto em casa.
Ouça o nosso podcast sobre Arte, Educação, Literatura e Comunicação