Neste episódio do podcast, nós vamos falar do livro Caninos Brancos, do escritor americano Jack London. A obra foi publicada originalmente em 1906. A edição que nós lemos é da editora Penguim. O texto tem 294 páginas.
Conheci a obra de Jack London há aproximadamente 20 anos. Comprei, por acaso, um livro de contos em um feirinha em uma praça de Ouro Preto, no interior de Minas Gerais. Me encantei com os textos. Todos tinham uma forte discussão sobre a condição de vida dos trabalhadores em meados do século XIX. Eram histórias sobre a vida cotidiana dos personagens e como a exaustão combinada com a pobreza levavam ao desaparecimento da esperança. Textos sobre um tema denso, pesado, mas leves na forma da narrativa.
Caninos Brancos é uma das principais obras de Jack London. A leitura desse livro e de outros do mesmo autor foi uma consequência dessa descoberta feita há alguns anos na rua.
Confira o podcast sobre Caninos Brancos, de Jack London.
Resumo da história pela editora: Caninos Brancos é um lobo nascido no território de Yukon, no norte congelado do Canadá, durante a corrida do ouro que atraiu milhares de garimpeiros para a região. Capturado antes de completar um ano de idade, é usado como puxador de trenó e obrigado a lutar pela sobrevivência em uma matilha hostil. Mais tarde repassado a um dono inescrupuloso, é transformado em cão de rinha e, mesmo depois de resgatado desse universo de violência, ainda precisa de um último ato de heroísmo para conseguir sua redenção e finalmente encontrar seu lugar no mundo. Percorrendo o caminho inverso ao do traçado em O chamado selvagem (1903), em que um cão domesticado é obrigado a se adaptar à vida na natureza, em Caninos Brancos (1906) Jack London narra a história de um animal que precisa suprimir seus instintos para sobreviver na civilização. Grande sucesso de público desde o lançamento, já foi traduzido para mais de oitenta idiomas e adaptado diversas vezes para o cinema, os quadrinhos e a TV.Na internet, há diversas obras de Jack London publicadas de forma livre e sem custo.
Aqui neste site, você pode encontrar contos, livros e reportagens escritas por ele. Os textos estão em inglês.