O que esperar da série O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder

Os Anéis do Poder, resenha da série do Prime Vìdeo

Ao ouvir falar da produção da série Os Anéis do Poder, do Prime Video, tive a sensação de que seria mais uma daquelas produções que pegam uma parcela da história, tentam criar algo inovador e se perdem no meio do caminho. Depois de ver os setes episódios da primeira temporada, preciso admitir que a minha suposição estava completamente equivocada. O trabalho da Amazon está digno de uma obra de Tolkien. 

Para quem ainda não assistiu, a série se passa alguns milênios antes do episódio narrado em A Sociedade do Anel. O desafio do Prime Vídeo é gigante. Trata-se de narrar a ascensão do reino obscuro de Mordor, a criação dos anéis de cada reino e a guerra contra Sauron. Os roteiristas precisaram fazer um processo de engenharia reversa ao conhecer e entender o texto de Tolkien para encaixar personagens, batalhas e descrições onde a obra original já aponta e criar uma narrativa suficiente para completar as suas lacunas.

Os Anéis do Poder, resenha da série do Prime Vìdeo
Os Anéis do Poder, resenha da série do Prime Vídeo

Um dos exemplos envolve o minério Mithril. No livro, Tolkien detalha como era a mina onde ocorria a exploração dele pelos anões. No primeiro filme, o lugar aparece somente quando Gandalf, Frodo e os demais companheiros entram, naquele lugar, como parte do caminho até Mordor. Na série do Prime Vídeo, a mineração é um dos pontos importantes da história. Os roteiristas contam a sua descoberta, falam da importância dele para os elfos e da dificuldade, riscos e problemas de extrair de uma região tão profunda da terra.

Em Os Anéis do Poder, não seria justo também deixar de reconhecer a escalação do elenco, em especial da atriz que faz Galadriel. No filme, a personagem foi vivida por Cate Blanchet; na Amazon, por Morfydd Clark. No livro, Tolkien descreve Galadriel como uma mulher sábia, que viveu muitas eras, dona de grande beleza e habilidade. No Prime, podemos ver isso e mais a sua atuação como uma incrível guerreira e alguém disposta a cumprir a missão de unir diferentes raças para derrotar um inimigo em comum.

Os Anéis do Poder, resenha da série do Prime Vìdeo

Logo depois de encerrar a primeira temporada, eu decidi assistir novamente ao filme número um, A Sociedade do Anel. A comparação inevitável dos efeitos especiais mostra como a tecnologia de gravação e edição amadureceu em mais de 20 anos de diferença. Outro aspecto importante é a transformação de arquétipos de personagens, antes que seriam designados para homens, brancos e de padrão britânico. Há entre os Hobbits, Anões e Elfos, pessoas negras; nas lutas, vemos a presença de mulheres. 

Os Anéis do Poder entregam para o fã de fantasia uma produção de qualidade. Para quem não acompanha esse gênero ou é um especialista na terra média, a primeira temporada pode até servir como uma porta de entrada para todo o universo de Tolkien. Com diálogos grandiloquentes, abordagem profética a cada arco narrativo e lutas ferozes de espadas, o entretenimento compensa a dedicação de uma hora de duração por episódio.

Trailer da série O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder

Ouça os nossos podcasts sobre Arte, Cinema, Mídia e Literatura.

Os Anéis do Poder – Temporada 1:

Direção: 

Wayne Yip

J.A. Bayona

Charlotte Brändström

Elenco:

Morfydd Clark

Ismael Cruz Cordova

Charlie Vickers

Markella Kavenagh

Megan Richards

Sara Zwangobani

Daniel Weyman

Cynthia Addai-Robinson

Lenny Henry

Owain Arthur

Onde assistir Os Anéis do Poder?

Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder é uma série disponível via streaming, baseada na obra de Tolkien. Você pode assisti-la no Prime Vídeo.