O Fórum CPX está com um abaixo-assinado aberto para solicitar ao governo federal a abertura de uma unidade do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) dentro do Complexo do Alemão. Conforme o documento, a localidade tem mais de 200 mil habitantes e desde 2014 há um movimento para a implantação do IFRJ na comunidade. Pelo menos 20 organizações da sociedade civil estão envolvidas nas discussões que têm o objetivo de ampliar o acesso à educação pública e de qualidade.
“A discussão sobre a violação dos direitos educacionais das(os) moradoras(es) do Complexo do Alemão, não é nova. Implantar o IFRJ na região é escrever um novo capítulo no enfrentamento da violação desses direitos. Não porque os alunos da instituição serão, necessariamente , os jovens do bairro. E é preciso deixar isso claro. Mas, pelo fato de significar uma mudança na atuação do Estado nessa área, para lá da presença policial”, afirma o documento.
O documento pode ser assinado neste link.
Leia também: Estudante do campus Januária é premiado em concurso de Artes Visuais
Movimentação no MEC
O Ministério da Educação estuda a ampliação do quadro de servidores docentes para mais quatro mil vagas e seis mil para técnicos-administrativos, na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O aumento de pessoal é necessário para consolidar as unidades já em funcionamento mas sem equipe suficiente, e também para atender os novos campi. A expectativa é que seja anunciado, após a revisão do orçamento federal, uma chamada pública para a implantação de novas unidades de institutos federais em diversas regiões do país. Porém, ainda não se sabe a quantidade, os critérios e os lugares onde devem ser abertas.
Ouça o nosso podcast sobre Arte, Educação, Literatura e Comunicação