O Museu Virtual Rio Memórias inaugura, na terça-feira (28/3), três novas galerias. Com isso, o museu terá 15 galerias que mostram a história do Rio de Janeiro.
Acesse o Museu Virtual Rio Memórias
Para entender: A cada ano, o museu faz a inclusão de uma nova galeria. Elas são criadas a partir de pesquisas com auxílio de universidades de todo o país.
Importante saber: Uma das galerias do Rio Memórias se chama Rio Operário. De acordo com a Agência Brasil, ela “oferece um panorama da vida, do trabalho e das lutas dos operários do Rio, principalmente dos trabalhadores das fábricas de tecidos, como Bangu, Bhering e Confiança que, desde o final do século 19 até a década de 1930, formaram bairros e influenciaram os modos de vida do carioca”. O curador dessa galeria é Antonio Edmilson Rodrigues, historiador, professor associado da PUC Rio e professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Contexto: O museu digital entrou em funcionamento em 2019. O site tem um acesso médio de 15 mil pessoas por mês. Segundo Livia Sá Baião, idealizadora do museu, cada galeria revela novas perspectivas e olhares sobre o Rio de Janeiro.
Fonte: Agência Brasil
Leia também: IFRJ pode ter campus no Complexo do Alemão
Ouça o nosso podcast sobre Arte, Educação, Literatura e Comunicação