Senna – a incrível história do maior piloto brasileiro na Netflix

Poucos brasileiros são tão aclamados pelo grande público quanto Ayrton Senna. A tragédia que tirou a vida do piloto o transformou em um mártir do esporte. Mesmo vindo de uma família privilegiada, Senna tinha uma profunda identificação com o cidadão comum, que o reconhecia como um símbolo de sucesso e de inspiração.

Na série da Netflix, vemos Senna de volta às pistas. Ele é interpretado pelo ator Gabriel Leone. Outros nomes que foram importantes na história do piloto e celebridade dos anos 1990 foram lembrados, como Xuxa (vivida por Paula Tomé), Adriane Galisteu (Julia Foti) e Galvão Bueno (Gabriel Louchard).

Leia também: Luigi Mangione: o assassino do CEO [resenha/crítica]

A série tem seis episódios. Assisti em um final de semana. O melhor de tudo foi poder ver com meu filho de 10 anos, que não conheceu Senna. Tenho que admitir que foi algo bastante afetivo: rever momentos importantes da carreira de Senna sendo dramatizados e compartilhar isso com a família.

O episódio 3, intitulado Ambição, é um primor técnico. As cenas de corrida são incríveis, com tensão e dramaticidade intensas. Nessa parte, a produção destaca a disputa entre os principais pilotos da época, Senna e Alain Prost.

Ponto positivo também para a atuação de Gabriel Leone. Eu me lembrava dele no filme Eduardo e Mônica. Sua interpretação de Senna é precisa. Ele acertou na proporção dos gestos, para o personagem não ficar caricatural, o que normalmente acontece em cinebiografias.

Entre as críticas negativas à série está a maneira como foi retratada a relação entre Senna e a modelo Adriane Galisteu. Ela foi a última namorada do piloto. No velório, a jovem foi colocada na seção de amigos. Enquanto isso, a apresentadora Xuxa, ex-namorada de Senna, recebeu destaque de quase uma viúva na imprensa à época. Os fãs de Ayrton esperavam que a série fizesse justiça à história e contasse de modo adequado o papel que Galisteu teve na vida dele.

Há diversas especulações e comentários conspiratórios sobre a razão de a Netflix ter dado tanto espaço para Xuxa e pouco a Galisteu, o que reproduz o que aconteceu na imprensa após o acidente. Particularmente, prefiro acreditar que a produtora fez isso de modo proposital para gerar engajamento na internet. Se houvesse a tão esperada justiça narrativa, as menções não iriam gerar debate a respeito da série nas mídias sociais.

Infelizmente, como uma cinebiografia, a história se encerra na morte de Senna e não existe possibilidade de haver uma temporada. A produção cobre a vida do piloto desde o início da carreira até o fatídico acidente. Mas há bons documentários para quem quer conhecer ou relembrar a trajetória de Ayrton. São eles: Senna 30 Anos – O Dia que Ainda Não Terminou (2024), Senna: O Brasileiro. O Herói. O Campeão (2021), Senna (2010) e Senna vs Prost (2016). Outras diversas produções no YouTube podem ser assistidas grátis.

Há também livros como Ayrton Senna – o herói revelado, de Ernesto Rodrigues; Ayrton Senna – uma Lenda a Toda Velocidade, de Christopher Hilton; e Ayrton Senna e a Mídia, de Wagner Augusto.

Avaliações de Senna

Senna tem nota 8,2 de 10 no IMDB. O Metacritic, que reúne as avaliações da imprensa especializada, mostra que a recepção não foi tão boa. A média das notas é 50. The Mercury News destaca como que a série narra bem os casos amorosos de Senna e faz várias observações sobre as cenas de corrida. Justamente o oposto que nós notamos. Por eu ser fã de Senna, caso a série tivesse me desagradado com certeza, a mão teria pesado contra os produtores, atores e direção. Foi uma das melhores experiências audiovisuais do último ano. Nota 5 de 5.

Ficha técnica de Senna

Ayrton Senna – Gabriel Leone
Direção – Vicente Amorim e Júlia Rezende
Roteiro – Álvaro Campos, Gustavo Bragança, Rafael Spínola, Thais Falcão, Álvaro Mamute
Produção – Caio Gullane
Produção Executiva – Fabiano Gullane
Direção de Fotografia – Azul Serra, Kaue Zilli
Trilha Sonora – Rogério da Costa Jr., Fabiano Krieger, Lucas Marcier
Xuxa Meneghel – Pâmela Tomé
Alain Prost – Matt Mella
Ron Dennis – Patrick Kennedy
Galvão Bueno – Gabriel Louchard
Lílian de Vasconcellos Souza – Alice Wegmann
Viviane Senna – Camila Márdila
Maurinho – Christian Malheiros
Nelson Piquet – Hugo Bonemer
Adriane Galisteu – Julia Foti
Milton da Silva – Marco Ricca
Neyde Senna – Susana Ribeiro
Laura Harrison – Kaya Scodelario
Jean-Marie Balestre – Arnaud Viard
James Hunt – Leon Ockenden
Frank Williams – Steven Mackintosh
Sid Watkins – Tom Mannion
Keith Sutton – Joe Hurst
Niki Lauda – Johannes Heinrichs
Osamu Gotō – Keisuke Hoashi
Peter Warr – Richard Clothier
Alex Hawkridge – Tom McKay
Martin Brundle – Charlie Hamblett
Ralph Firman Sr. – James Marlowe
Gerhard Berger – Felix Mayr
Riccardo Patrese – Felipe Prioli
Roland Ratzenberger – Lucca Messer
Damon Hill – Gastón Frías
Terry Fullerton – Rob Compton