Assassinos da Lua das Flores é um filme que tem todos os méritos possíveis: história forte, bom roteiro, excelente trabalho de figurino e cenário. O elenco também conta com grandes nomes como Robert De Niro, Leonardo Di Caprio, Brendan Frases e Jesse Plemons. Mas o que me encantou foi a atuação de Lily Gladstone. Ela interpreta Mollie Burkhart. Na história, a personagem faz parte da comunidade indígena Osage, que ficou rica após descobrir petróleo em suas terras. Com isso, passou a ser alvo de todos os tipos de interesseiros em tomar posse de suas propriedades.
Leia também: Ficção Americana e a crítica ao falso engajamento político nas artes
No filme, o diretor Martin Scorcese relata como um grupo de homens arquitetou para matar as mulheres que eram donas de uma vasta porção de terras. Mollie se casa com Ernest Burkhart (Leonardo Di Caprio). Ele é sobrinho de William Hale (Robert De Niro), um importante figurão local que se apresenta como protetor dos Osage. Hale é quem planeja para que as jovens sejam manipuladas pelos maridos e até mortas, para que as propriedades sejam herdadas e possam ir para o seu controle.
Lily Gladstone é aquela atriz que fala com os olhos. Sua atuação usa gestos mínimos com expressões faciais como um sorrisso, mas que entregam uma mensagem maior do que longos diálogos. Lily se encaixa com perfeição na obra de Scorcese. O filme cria toda atmosfera onde os fatos aconteceram como quem desenrola um novelo de lã. No centro da narrativa, a personagem Mollie Burkhart sofre ao perder a mãe e as irmãs, apaixona-se e é vítima do ataque de homens avarentos.
Assim como Mollie, Lily Gladstone também é indígena. Seu pai era Blackfeet e Nez Perce, duas populações tradicionais do território dos Estados Unidos. Nascida em agosto de 1986, Lily cresceu em uma reserva em Montana. Ainda criança se interessou por atuação. Em 2008, graduou-se em Artes, na Universidade daquele estado. No seu currículo, Lily tem participações na série Billions e no cinema na obra First Cow, entre outros trabalhos.
Com o filme Assassinos da Lua das Flores, Lily já recebeu o Critics Choice Awards, Golden Globe, SAG Awards e New York Film Critics. Ela é uma das indicadas ao Oscar 2024 como melhor atriz. Se vencer, será a primeira vez que uma mulher indígena recebe essa premiação. Na disputa estão Emma Stone (Pobres criaturas), Annette Bening (Nyad), Sandra Huller (Anatomia de uma queda) e Carey Mulligan (Maestro).