The New Look e as casas de moda durante o período do nazismo

New Look - série da Apple TV- resenha e crítica

The New Look é uma série da Apple TV que mostra a relação das casas de moda francesas durante a Segunda Guerra Mundial. Mais particularmente, a produção relata o período após o 10 de maio de 1940, quando a Alemanha invadiu a França, Bélgica, Luxemburgo e Holanda.

Leia também: Sequestro do Voo 375: a relação entre um incidente áereo no Brasil e o 11 de setembro

A presença do exército alemão em Paris mudou o cotidiano da cidade. Os moradores passaram a ser vigiados e perseguidos. Aqueles que não se submetiam às ordens poderiam ser sumariamente executados. Muitas pessoas foram presas e tiveram as suas propriedades expropriadas. Para parte da elite, no entanto, a invasão resultou em ganhos financeiros. E se existe uma elite há bailes, jantares elegantes e demanda por todos os tipos de produtos de luxo.

A série da Apple TV se concentra em mostrar como o mercado de moda se comportou durante esse período. Nomes importantes como Cristóbal Balenciaga se recusaram a trabalhar para os nazistas e suas esposas. Outros como Coco Chanel aderiram ao nazismo como estratégia de sobrevivência ou mesmo para expandir a sua influência.

The New Look conta a saga de Christian Dior, interpretado pelo excelente ator Bel Mendelson, para resgatar a irmã Catherine, que foi presa e mantida em campo de concentração pelos nazista. Catherine fazia parte da resistência francesa. Bastante ativa no movimento para libertar a França, a garota foi torturada, mas não entregou os companheiros.

No papel de Coco Chanel está Juliette Binoche. A série mostra as diversas contradições de Chanel. Ela busca a liberdade do sobrinho que ficou anos preso pelos nazistas, mas, ao mesmo tempo, a estilista mantém um caso amoroso com um oficial alemão. Binoche empresta toda a sua experiência para compor uma personagem que ora se apresenta como alguém vulnerável que tenta sobreviver em meio a toda aquela crise, ora tira vantagem do poder e acesso que tem aos oficiais de Hitler.

A série da Apple foi lançada em fevereiro de 2014. São 10 episódios de aproximadamente 50 minutos cada. Como é característica da Apple, a produção tem um excelente trabalho de figurinos, cenários e efeitos visuais. No elenco, além de Juliette Binoche e Bel Mendelson, ainda tem John Malkovich que interpreta o estilista Lucien Lelong. Malkovich tem inúmeros papéis no cinema em filmes como O Céu que nos protege, Ligações perigosas, Os gritos do silêncio e Queime depois de ler. Outro nome destaque do elenco é Maise Wiliams, que vive Catherine Dior. Williams ficou conhecida pela atuação na série Game of Thrones, da HBO. Ela foi Ayra Stark.

Avaliação de The New Look

The New Look tem nota 7,2 de 10 no IMDB. No Metacritic, a média da imprensa especializada é 62 de 100.

The New Look mostra como a beleza da criação conviveu com os horrores do nazismo. A qualidade artística da série está alinhada ao que se espera de uma história que relata a vida de nomes como Christian Dior e Coco Chanel. Apesar da importância dessas figuras para o mundo da moda, a Apple não alivia nas críticas sobre a falência moral de muitas delas ao aderirem ao eixo. Não há previsão de haver outra temporada da série, mas um tema tão bem explorado como este mereceria uma nova rodada de episódios. Minha nota é 4 de 5.