Artigos acadêmicos sobre Televisão, Rádio, Alfabetização Midática e Informacional, Educação para as Mídias.
The development of technologies aimed at people’s daily communication allows for greater access to information. However, much of this content is the result of disinformation campaigns. Despite efforts to combat fake news, how people read content to identify false messages and make decisions is still not well understood. This study aims to use eye-tracking technology to identify and understand differences in the reading patterns of fake news and real/authentic news sources. Therefore, an experiment was conducted with 23 participants, who had their ocular behavior data measured while watching two types of content in the Brazilian scenario: real news and artificially produced news (fake news). The main results suggest differences and similarities in the way that people read and pay attention to content elements, such as headlines, main text, images, and news sources. The importance of using eye tracking in new studies aimed at combating disinformation is verified. Keywords: eye-tracking, fake news, health communication, visual attention, Brazil.
Texto publicado no livro Media and information literacy for the public good: UNESCO MILID Yearbook 2023.
A rádio web como ferramenta de ensino: análise do processo de aprendizagem de estudantes do Ensino Médio (V. 18 N. 4 (2022): ABRIL – Revista Temática)
Este artigo analisa como a produção de programas de rádio por estudantes do ensino médio colaborou no seu processo de formação educacional. Na sua fundamentação teórica, o texto aborda temas como a Alfabetização Midiática e Informacional, avaliação da aprendizagem e o desenvolvimento de soft skills com projetos de rádio escolar. O texto traz o relato sobre como os trabalhos foram feitos, sendo uma turma responsável por elaborar um programa de rádio para aprendizado do inglês com música e o outro que abordou temas da atualidade, no formato de entrevistas e reportagens. Um questionário foi aplicado entre os estudantes para apurar a percepção deles sobre os prováveis ganhos que a participação na atividade esportiva, tais como capacidade de gerenciamento do tempo, autonomia para o aprendizado de novos conteúdos e ampliação do repertório cultural. Palavras-chave: Alfabetização Midiática e Informacional. Rádio Escolar. Avaliação da Aprendizagem.
O documentário como instrumento da Educomunicação: “Levante!” e o protagonismo proporcionado pelas novas tecnologias (v. 15 n. 11 (2019): Novembro – Revista Temática)
O documentário é um produto audiovisual que pode ser utilizado pelo professor em sala de aula no trabalho de educação para a mídia. Com narrativa e linguagem específicos, os documentários são capazes de representar a realidade, auxiliar na compreensão da história e ainda ampliar pontos de vista sobre assuntos relevantes e atuais. O desenvolvimento da leitura crítica do conteúdo audiovisual, então, pode estar em sintonia com os propósitos da Educomunicação. Os conceitos de Alfabetização Midiática – Media Literacy – podem ser visualizados no filme “Levante!” (2015). Esse documentário mostra na prática o potencial, os impactos e as transformações das novas tecnologias da comunicação ao redor do mundo.
Diretrizes de programação na televisão pública no Brasil (Jan-abr/2016 – Revista Cadernos de Comunicação)
Na mídia comercial, as decisões sobre a programação pertencem a um departamento ou ao dirigente do canal. Na TV pública, o que vai ser colocado na tela parte de uma série de observação, como a lei de criação, as normas internas e as medidas que emanam de instâncias de participação social. A partir do caso da TV Brasil, a proposta aqui é investigar quais são as diretrizes que determinam a programação de uma emissora pública de televisão. Diretrizes para a programação da televisão pública no Brasil Resumo: Nas mídias comerciais, as decisões sobre a programação pertencem a um departamento ou chefe do canal. Na televisão pública, as decisões estão na lei da criação, nos regulamentos internos e nas medidas que emanam das instituições de participação social. No caso da TV Brasil, a proposta aqui é investigar quais são as diretrizes que determinam a programação da televisão pública.Palavras-chave: Programação de televisão; A televisão pública; TV Brasil.Diretrizes de programação da televisão pública no BrasilResumo: Em a mídia comercial, pois as decisões sobre a programação pertencem ao departamento ou ao gerente do canal. A TV pública, o que será colocado na tela parte de uma série de notas, como uma lei da criação, como regras internas e decisões de instâncias de participação social . A partir do caso da TV Brasil, a proposta aqui é investigar como se dão as diretrizes que determinam a programação de uma televisão pública.Palavras-chave: Programação televisiva; TV pública; TV Brasil.
A organização de fluxo e o modelo de programação da TV Globo (Jan/Jun 2017 – Vol. 13 – Nº 20 – Revista Cambiassu)
Este artigo analisa as mudanças que ocorrem no grau de programação da TV Globo, a partir do conceito de fluxo televisual, de Raymond Williams (2016). O texto mostra como a emissora está adaptada à nova realidade do mercado televisivo que precisa competir com as plataformas de reprodução de vídeo e a fuga de telespectadores para a TV paga. A proposta é identificar a partir das modificações na programação e no esquema de produção, os caminhos que a Globo tenta encontrar para manter o público diante da tela. PALAVRAS-CHAVES: Televisão, Programação, TV Globo
O seriado brasileiro como estratégia para conquistar o novo público dos canais pagos – (v. 11 n. 1 (2015): Janeiro – Revista Temática)
Este artigo faz uma análise de como o seriado brasileiro está sendo utilizado para permitir a identificação do público originário da nova classe C dentro da televisão paga. O texto apresenta números que mostram a evolução da renda média da população nos últimos anos. Paralelamente, houve uma evolução acentuada na quantidade de telespectadores dos canais por assinatura. O ponto de partida do estudo é que o gênero televisivo permite desenvolver estratégias de comunicabilidade com os diversos públicos. Nesse sentido, as observações têm como referência os apontamentos de Jost (2007), que considera que a análise de qualquer produto genérico precisa desconstruir a promessa que está vinculada a ele, e Mittel (2004), que sugere uma observação capaz de entender como o gênero funciona dentro de um sistema cultural. Palavras-chave: Gênero Televisivo. TV por Assinatura. Seriado Brasileiro.