CHAT GPT: como a inteligência artificial interfere na educação?

CHAT GPT - Educação e Direitos Autorais - Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

O CHAT GPT pode ser definido como um serviço de inteligência artificial que responde perguntas feitas pelo usuário. Ele funciona como os atendentes virtuais de empresas no qual o cliente digita uma pergunta ou reclamação e obtém uma resposta. A diferença é que o CHAT GPT vai além. Além de simular diálogos virtuais com mais precisão, ele tem um amplo banco de conteúdo que permite tratar dos mais variados temas.

Resumo:

  • O CHAT GPT é um chatbot produzido pela empresa Open Ai.
  • O CHAT GPT produz respostas para os mais variados assuntos, o que facilita a busca por informações na internet.
  • As respostas podem ser imprecisas e algumas podem estar erradas. Em um teste com uma questão de matemática, o sistema mostrou a resolução, mas o resultado estava incorreto.
  • É preciso que os professores conheçam o sistema para entender como ele pode ser usado adequadamente com finalidade educativa.

O CHAT GPT e o professor

Para entender a aplicação dele na educação, fiz uma série de testes pensando em situações que poderiam beneficiar ou prejudicar o processo de ensino e aprendizagem.

Inicialmente elaborei questões básicas sobre História da Arte para observar a qualidade das respostas. Ao perguntar o que é Arte, ele respondeu:

Arte é uma forma de expressão humana que pode ser encontrada em diversas formas, como pintura, escultura, música, literatura e dança. Ela é utilizada para transmitir emoções, ideias e conceitos, e pode ser encontrada em diferentes culturas e épocas. A arte também pode ser utilizada como forma de comunicação e como meio de expressão pessoal.

As outras questões foram nessa linha: Quando começa a História da Arte?, Quais são as formas de arte mais antigas da história?, Qual a pintura rupestre mais antiga?, Existe pintura rupestre no Brasil?, Como fazer um desenho como se fosse uma pintura rupestre?Como é arte egípcia na antiguidade?.

Confesso que fiquei surpreso pelas respostas. No entanto, elas não se diferem muito do que se pode encontrar no Google com alguma facilidade. O ponto positivo do CHAT GPT é gerar a informação de modo condensado. Ou seja, o usuário não precisa ficar procurando em vários sites.

Passei de questões gerais e fui para o específico.  Perguntei  para o CHAT GPT: “Cinema e Literatura tem alguma relação? Se sim, qual e como ocorre?”

Resposta:

“Cinema e literatura têm uma relação próxima, pois ambos são meios de contar histórias e transmitir emoções. A literatura é geralmente considerada como a base para a adaptação de filmes. Os roteiros de cinema são baseados em histórias escritas, sejam elas romances, contos, peças de teatro, etc. A literatura fornece a história, os personagens e o enredo, enquanto o cinema adiciona elementos visuais e sonoros para ajudar a contar a história de uma maneira diferente. Além disso, a literatura e o cinema também se influenciam mutuamente, com a literatura sendo inspirada por filmes e vice-versa”.

Apesar de interessante, a resposta é um tanto genérica. Fiquei até desapontado. Resolvi ser ainda mais específico. Perguntei: “Qual o primeiro filme foi adaptado de um livro?”

Resposta:

” O primeiro filme conhecido a ser adaptado de um livro foi “The Great Train Robbery” (Roubo ao Trem) de Edwin S. Porter, lançado em 1903. O filme foi baseado em uma história de William Randolphe Hearst e foi produzido pela Thomas Edison Company. Ele conta a história de um assalto a um trem e foi filmado em cenários exteriores reais, o que era raro na época. “The Great Train Robbery” é considerado um marco na história do cinema, pois foi um dos primeiros filmes a contar uma história completa e a usar técnicas de edição para criar suspense.”

Avançando na análise do CHAT GPT, resolvi dificultar um pouco as coisas. Peguei uma antiga prova que havia elaborado para uma turma do curso de Publicidade. A disciplina é Semiótica. Coloquei uma a uma as questões no sistema. Ele respondeu todas. No entanto, a qualidade das resposta é mediana. Há informações imprecisas que também são redundantes e prolixas.  Como no item sobre o filme, ele escreve informações que são óbvias ou usa sinônimos para falar algo que já havia dito anteriormente. Se fosse um aluno, a nota seria por volta de 70%.

Ao observar o conjunto de respostas, tive a sensação de que o CHAT GPT é como aquele aluno que leu superficialmente um texto, mas fala bem e em um seminário consegue ficar um pouco acima da média.

Ainda não satisfeito propus um novo desafio ao CHAT GPT para saber qual seria o seu limite.  Digitei o seguinte: “Escreva uma cena de teatro a partir do livro O Alienista, de Machado de Assis”.

Ele entregou a resposta abaixo:

Cena: Sala de exames do hospital psiquiátrico. O Dr. Simão Bacamarte está sentado em sua mesa, examinando o paciente, o jovem João Elias.
Dr. Bacamarte: Então, me diga, João Elias, como você se sente hoje?
João Elias: (murmura) Eu sinto dor, doutor. Muita dor.
Dr. Bacamarte: Qual tipo de dor? Física ou mental?
João Elias: (murmura) Ambos. Eu sinto minha mente despedaçando-se.
Dr. Bacamarte: Interessante. E você tem alguma ideia do que pode estar causando essa dor?
João Elias: (agitado) Eu vejo coisas, doutor. Coisas terríveis. Eu vejo homens se transformando em animais. Eu vejo sangue e violência. Eu não consigo parar de pensar nisso.
Dr. Bacamarte: Eu entendo. Você está sofrendo de delírios. Eu vou prescrever um tratamento para você, João Elias. Eu quero que você se submeta a uma série de exames. Eu quero entender essas visões terríveis e ajudá-lo a se livrar delas.
João Elias: (chorando) Obrigado, doutor. Eu farei o que você mandar.
Dr. Bacamarte: Excelente. Agora, se você me excuse, eu preciso ir atender outros pacientes. Mas eu vou voltar para vê-lo amanhã.
(João Elias é levado para fora da sala. O Dr. Bacamarte fica sentado em sua mesa, pensando em suas descobertas.)
Dr. Bacamarte: (murmura para si mesmo) Eu estou chegando perto. Eu estou chegando perto de entender essa doença da mente. Eu vou curar esses pacientes, eu vou curar essa cidade. Eu vou ser o alienista.
(Cena termina)

Se você notar, a forma de marcação da abertura do texto e das falas das personagens seguem o modelo básico de um roteiro de teatro. O sistema encontrou o texto correto, compreendeu as nuances da linguagem para converter o original do livro para o formato teatral, fez um recorte específico de uma parte da história e colocou tudo isso dentro do limite de caracteres estipulado para cada caixa do diálogo.

O CHAT GPT e o aluno

Para elaborar essa cena, o sistema levou menos de um minuto. Se fosse um trabalho humano, seriam necessários dias com a leitura do livro, a definição da cena e a elaboração do texto.

O uso do CHAT GPT pode ter efeitos negativos  na educação. Se antes, um aluno para “colar” usando o celular precisaria dos textos da disciplina ou de uma conexão de internet, ele agora pode simplesmente fazer a pergunta da prova para o CHAT GPT que vai gerar a resposta, mesmo que o retorno seja impreciso ou redundante.

Nas atividades de pesquisa, a preocupação do professor, em geral, é o aluno retirar material do Wikipedia. Entretanto, isso pode ser facilmente rastreado. No CHAT GPT não adianta o professor pegar o trabalho do aluno e “jogar” no Google para saber de onde ele copiou. Se veio do CHAT GPT,  é bem provável que não seja possível encontrar a fonte. Mas vale uma contraponto aqui: o CHAT GPT gera respostas muito semelhantes. Notei isso quando refiz as mesmas questões em um novo perfil. Então textos originários dele podem ser classificados como plágio caso se disseminem na internet.

Da forma como está hoje, o CHAT GPT afeta mais as áreas de Ciências Humanas, Sociais e Linguagens.  Testei o CHAT GPT com uma questão de matemática do Enem de 2022.

Perguntei: “Qual a resposta para a seguinte questão: Uma cozinheira produz docinhos especiais por encomenda. Usando uma receita-base de massa, ela prepara uma porção, com a qual produz 50 docinhos maciços de formato esférico, com 2 cm de diâmetro. Um cliente encomenda 150 desses docinhos, mas pede que cada um tenha formato esférico com 4 cm de diâmetro. A cozinheira pretende preparar o número exato de porções da receita-base de massa necessário para produzir os docinhos dessa encomenda”.

Resposta

“A cozinheira precisará preparar 3 porções da receita-base de massa para produzir os 150 docinhos com 4 cm de diâmetro encomendados pelo cliente. Isso é calculado dividindo o número total de docinhos encomendados (150) pelo número de docinhos produzidos por cada porção da receita-base (50) = 150/50 = 3.”

Verifiquei em diversos sites de professores da área de Exatas e todos indicam que a resposta correta é 24. Portanto, o CHAT GPT, mesmo desenvolvendo o que seria uma resposta com a resolução, errou o resultado.

CHAT GPT produz resposta incorreta em matemática

Como é a questão de direitos autorais no CHAT GPT?

Nos Termos e Serviços do CHAT GPT, há um item intitulado Compartilhamento e Políticas de Publicação. No documento tem um conjunto de regras sobre o uso das respostas da IA em outras publicações como redes sociais, livros e outros. A orientação é de que o usuário assume a autoria de todas as respostas, uma vez que publicou em outro local. É necessário também incluir uma descrição de que aquele conteúdo foi gerado pelo sistema.

“O autor gerou este texto em parte com o GPT-3, o modelo de geração de linguagem em larga escala da OpenAI. Ao gerar o rascunho, o autor revisou, editou e revisou o idioma de acordo com sua preferência e assume a responsabilidade final pelo conteúdo desta publicação.” As informações estão nesta página.

Como usar a IA a favor da educação?

Um dos aspectos positivos que posso vislumbrar é o uso do sistema na produção de materiais de aula de forma mais rápida. Quando o CHAT GPT tiver uma versão mais avançada, o professor poderá usá-lo para fazer pesquisas sobre assuntos muito específicos. Não se trata de retirar as informações da IA, mas usá-la como uma ferramenta de busca, para localizar dados relevantes para um slide ou um texto.

Na realização das atividades com os alunos, há um campo novo a explorar. Por enquanto, a única certeza é que modelos de atividades tradicionais provavelmente precisarão ser atualizados, já que a facilidade de uso pode levar muita gente a substituir o trabalho de escrita por uma conversa virtual com o CHAT GPT.


Ouça o nosso podcast sobre Arte, Educação, Literatura e Comunicação

Cultura brasileira em imagens – acervo on line