Exposição no Rio homenageia centenário da Semana de Arte Moderna

Ser uma homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna, movimento que marcou época pela proposta de renovação na cultura brasileira. Essa é a ideia de exposição “Comemoração do Centenário da Semana de Arte Moderna 1922 – 2022”, em cartaz na estação Central do metrô do Rio de Janeiro até 5 de janeiro.

A mostra inclui trabalhos de 13 artistas visuais, expostos em grandes painéis na estação.  Segundo a curadora da exposição, Vera Simões, a receptividade do público está sendo muito positiva. “A receptividade do público tem sido muito grande, as pessoas se fotografam no celular junto com as obras que estão expostas no metrô, a gente teve uma receptividade muito grande também com o pessoal do metrô Rio, que adorou a exposição”, diz.

A artista Silvana LaCreta é uma das participantes da mostra e faz uma homenagem a Lasar Segall. Para ela, expor no metrô é algo democrático e importante para a população. “Eu acho que a arte tem que ser compartilhada, dessa maneira super democrática, sobretudo em um metrô, onde as pessoas estão correndo no seu dia a dia, então ao encontrar uma obra de arte como as que estão nesta exposição a pessoa tem condição de encontrar um acostamento nessa correria desenfreada que nós enfrentamos no nosso dia-a-dia”, conta.

O fotógrafo Máximo Hernández é outro participante da mostra, com fotografias das esculturas do Theatro Municipal de São Paulo, berço do Modernismo, onde a Semana de Arte Moderna aconteceu. Para ele, expor no espaço do metrô é gratificante: “É uma experiência fantástica porque é um lugar onde eu sei que a minha obra, a minha foto, vai poder ser vista por milhares de pessoas todos os dias”.

A exposição “Comemoração do Centenário da Semana de Arte Moderna 1922 – 2022” também pode ser vista no Centro Cultural Correios, até 28 de janeiro. A entrada é de graça.

Fonte: Agência Brasil

Ouça o nosso podcast sobre Arte, Educação, Literatura e Comunicação

Cultura brasileira em imagens – acervo on line