Rádios comunitárias poderão veicular patrocínio de instituições públicas


Portaria publicada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República estabelece que emissoras comunitárias devidamente licenciadas podem receber patrocínio sob a forma de apoio cultural do governo federal. A medida, prevista na lei de 1998 que instituiu o serviço de rádios comunitárias, atende a uma reivindicação histórica do movimento de rádios comunitárias, segundo Geremias dos Santos, presidente da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço).

Leia também: Governo anuncia campus do IFRJ no Complexo do Alemão

Ao todo, há aproximadamente 4,5 mil rádios comunitárias outorgadas no país, com outras 600 aguardando autorização definitiva do Congresso Nacional. Para acessar o apoio cultural, as associações e fundações precisarão preencher um cadastro online na página da Secom e apresentar documentos, dentro do prazo de 60 dias corridos após a publicação da portaria.

A autorização para a veiculação de patrocínio dependerá do cumprimento das regras estabelecidas pela Instrução Normativa (IN) 2 da própria Secom, editada no ano anterior. A Secom também planeja um edital e um convênio com o Ministério da Cultura para permitir que rádios comunitárias recebam recursos relacionados à Lei Aldir Blanc, que prevê investimentos de R$ 15 bilhões no setor cultural até 2027.

Geremias dos Santos acredita que a nova portaria pode possibilitar que estados e municípios concedam apoio cultural às emissoras por meio de verbas oficiais de patrocínio. O movimento de rádios comunitárias espera que o governo federal reveja o Decreto 2.615/98, que limita o alcance do sinal das emissoras comunitárias a um quilômetro.

Fonte: Agência Brasil