Pesquisa mostra como atividades realizadas em rádios educativas têm impacto na formação de estudantes

Pesquisa - como rádios e podcast ajudam na formação de estudantes

Rádios educativas colaboram na formação de estudantes do ensino médio. Seguindo proposta da BNCC, atividades permitem o letramento midiático de jovens

Um artigo publicado na revista científica Temática mostra como atividades de produção de conteúdo para uma rádio educativa impactaram na formação de estudantes do Ensino Médio. 

A pesquisa foi realizada com estudantes do primeiro ano que produziram programas para a emissora de rádio Federal FM. Um grupo criou uma produção para ensinar inglês com música. Os estudantes tiveram que selecionar as canções, estudar cada uma delas, aprender sobre aspectos do idioma presentes nas letras, escrever o roteiro do programa, gravar e editar. Foram ao ar 10 episódios do Face The Music, nome que os alunos escolheram para o programa.

A outra produção foi um programa ao vivo. Nesse caso, a turma foi dividida em grupos menores e cada um tinha que escolher um tema, fazer a produção, realizar entrevistas, escrever matérias e colocar um rádio jornal no ar ao vivo. A operação da rádio também era de responsabilidade dos alunos.

Entre os aspectos identificados na pesquisa estão: “a mídia e suas diversas configurações podem colaborar com o processo de ensino e aprendizagem” e “fica  evidente  a importância das atividades como método de fomentar as habilidades de comunicação e letramento midiático”.

O texto completo com os resultados da pesquisa está disponível neste link.

Resumo: rádios educativas

Este artigo analisa como a produção de programas de rádio por estudantes do ensino médio colaborou no seu processo de formação educacional. Em sua fundamentação teórica, o texto aborda temas como a Alfabetização Midiática e Informacional, avaliação da aprendizagem e o desenvolvimento de soft skills com projetos de rádio escolar. O texto traz o relato sobre como os trabalhos foram feitos, sendo uma turma responsável por elaborar um programa de rádio para aprendizado do inglês com música e o outro que abordou temas da atualidade, no formato de entrevistas e reportagens. Um questionário foi aplicado entre os estudantes para apurar a percepção deles sobre os prováveis ganhos que a participação na atividade resultou, tais como capacidade de gerenciamento do tempo, autonomia para o aprendizado de novos conteúdos e ampliação do repertório cultural.

Palavras-chave: Alfabetização Midiática e Informacional. Rádio Escolar. Avaliação da Aprendizagem.

Ouça o nosso podcast sobre Arte, Educação, Literatura e Comunicação