Xógum, a gloriosa saga de uma série sensacional [resenha/crítica]

XOGUM - RESENHA, CRÍTICA E AVALIAÇÃO

Até este momento, não há nenhuma série no ano que supere Xógum, na minha preferência. Disponível no Star Plus, e mais recente na Disney, ela é ambientada no Japão por volta do ano de 1600. Na história, um barco com mercenários chega àquele país com o interesse de explorar as riquezas. O local era uma próspera colônia portuguesa e sua rota era mantida em segredo. Entre os marinheiros estava o piloto John Blackthorne, que se tornou o primeiro britânico a pisar em solo japonês.

Leia também: Bebê Rena: crítica da série da Netflix

Blackthorne e a sua tripulação chegam ao país logo após a morte do Taiko, o líder militar e político do Japão. Cinco lordes formaram um conselho regente até o herdeiro alcançar a maioridade. Entretanto, uma disputa interna, que envolvia o controle de terras até a disseminação do catolicismo na região, fez explodir uma guerra civil.

Xógum é baseado no livro de 1975 do escrito James Clavell. Em 1980, graças ao sucesso, a obra foi adaptada pela NBC para a televisão. Os produtores da série atual também tiveram apoio de consultores de história do Japão para compor os episódios.

A série mostra um fato pouco conhecido por nós brasileiros que é a influência de Portugal e dos jesuítas naquele país. Com a divisão do mundo com a Espanha, o Japão tornou-se propriedade portuguesa, assim como parte do território brasileiro. Um dos caminhos da colonização foi levar o catolicismo e promover a abertura de igrejas. Com uma lacuna deixada pela morte do Taiko, a ascensão do cristianismo não levantou suspeitas políticas. Na série é John Blackthorne quem explica que o mundo não se resumia a Ásia e que os portugueses consideravam aquelas terras como uma propriedade.

Avaliação de Xógum

Xógum tem nota 8,7 de 10 no IMDB. No Metacritic, a série alcançou 85 de 100 pela imprensa especializada. O TV Guide afirmou que a produção é “majestosa”. Variety destacou que há semelhanças superficiais com Game of Thrones. O Chicago Sun Times exaltou os criadores Rachel Kondo e Justin Marks que reuniram um elenco de qualidade.

Na minha avaliação, Xógum tem nota 5 de 5. É até agora, a melhor série que vi neste ano. Até pouco tempo havia rumores que ela não seria renovada, mas, felizmente, o público deve ver mais duas temporadas dessa gloriosa saga do Japão.

Elenco

Cosmo Jarvis – John Blackthorne
Ana Sawai – Toda Mariko
Tadanobu Asano – Kashigi Yabushige
Hiroyuki Sanada – Yoshii Toranaga
Yûki Kedôin – Takemaru
Akiko Kobayashi – Setsu, intérprete de Noh ‘Ochiba’
Eushin Lee – Kosho Verde de Yabushige #2
Takehiro Hira – Ishido Kazunari
Yuki Kura – Yoshii Nagakado

Veja – resenhas de livros