Maestro: filme com direção e atuação de Bradley Cooper [crítica/resenha]

Assistir a uma cinebiografia se justifica por duas razões: interesse no personagem ou um filme muito bem construído para despertar a curiosidade no público. Maestro, dirigido por Bradley Cooper, não consegue alcançar nenhum dos dois tópicos. A história é sobre Leonard Bernstein, importante músico e regente americano. Entretanto, a opção do diretor foi produzir um filme que parece mais um estudo sobre o relacionamento dele com a esposa.

Leia também: Sequestro do Voo 375: a relação entre um incidente áereo no Brasil e o 11 de setembro

Como uma parte importante da vida de Bernstein, a convivência com a mulher, Felicia Montealegre Cohn Bernstein, interpretada por Carey Mulligan, deveria ser abordada, mas todo o resto desaparece em meio aos conflitos deles. É uma abordagem pouco convencional que pode funcionar para o público que já conhece e admira o biografado. Para o restante, no entanto, não permite apresentar quem ele foi e quais as suas realizações.

Do ponto de vista técnico, o filme é primoroso. A maquiagem e o figurino foram bem produzidos. A direção de fotografia e arte conseguiram, nas cenas em preto e branco, criar uma textura como de uma gravação antiga. Bradley Cooper está irreconhecível. Sua condição física e a aparência são de outra pessoa.

A atriz Carey Mulligan também é uma peça importante na história. Há momentos na história que parece que o protagonista é ela, devido a sua presença e como recebe, lida e conduz as emoções do personagem de Leonard Bernstein. Mulligan já havia feito grande atuação em outros filmes, em especial em Bela Vingança (2021), dirigido por Emerald Fennell.

Mas os pontos positivos do filme de Cooper terminam aí. A história não agrada para os não iniciados na obra do maestro e o filme não ajuda muito a conhecê-lo. Ele se ocupa mais em mostrar como Bernstein precisou lidar com a bissexualidade, a fama e o consumo de drogas, mas sem relacionar tais fatos com a produção musical.

Avaliação do filme Maestro

No IMDB, o filme Maestro recebeu nota 6,5 de 10. No Metacritic, a avaliação média da imprensa especializada foi 77 de 100. Na minha opinião, Maestro merece 3,5 de 5. Essa nota é em especial pelo trabalho de figurino, maquiagem, cenário e direção de fotografia.

Quem foi Leonard Bernstein do filme Maestro?

Leonard Bernstein foi um dos mais celebrados compositores, maestros e pianistas do século XX. Nasceu nos Estados Unidos e demonstrou um talento extraordinário para a música desde tenra idade. Ele é mais conhecido por suas composições inovadoras, como a ópera “Candide” e a sinfonia “West Side Story”, que se tornou um marco cultural. Bernstein também foi um renomado maestro, regendo algumas das mais prestigiadas orquestras do mundo, como a Filarmônica de Nova York. Sua habilidade como educador musical foi notável, e ele desempenhou um papel fundamental em popularizar a música clássica entre o público mais jovem por meio de programas de televisão educativos, como “Young People’s Concerts”. Bernstein deixou um legado duradouro no mundo da música, sendo lembrado não apenas por sua genialidade artística, mas também por sua paixão e dedicação em compartilhar a música com o mundo.