Ser pai em Um Lindo Dia na Vizinhança

Um Lindo Dia na Vizinhança -Tom Hanks - crítica

Fred Roger é um dos mais populares apresentadores de televisão dos Estados Unidos. Diariamente, ele fala para milhões de crianças que acompanham seus números musicais, brincadeiras e apresentações com marionetes. Como uma celebridade, ele terá seu perfil escrito por uma importante revista que vai fazer uma série sobre heróis americanos. O repórter designado para a tarefa, no entanto, não tem motivos para sentir-se satisfeito com esse trabalho. Lloyd Roger é conhecido pelos entrevistados como alguém meticuloso e que faz menções desagradáveis em suas reportagens a pessoas que  ele não gosta.

O encontro improvável segue uma linha que o cinema hollywoodiano adora. São personagens diferentes com visões de mundo opostas, mas que em um momento da vida se encontram. O filme tem a incrível interpretação de Tom Hanks, no papel de Fred Roger, o apresentador de TV. O jornalista rabugento é encenado por Matthews Rhys.

O personagem de Rhys ainda vive uma drama pessoal no filme. O pai dele abandonou a mãe quando ela adoeceu. Depois de anos, eles se encontram em um casamento e uma briga é inevitável. Disposto a fazer as pases, o pai Jerry Vogel volta a procurar o filho.

Ao mesmo tempo que esse drama familiar se desenrola, Lloyd se encontra com Roger para entrevistá-lo. Desde o primeiro momento, ele percebe que o perfil é de alguém muito diferente do que ele está habituado a encontrar. Com muita sensibilidade e gentileza, Roger conta sobre o seu trabalho. Mas, longe de ser uma conversa comum entre fonte e jornalista, Roger lança perguntas ao repórter que o faz lembrar da infância, da relação com a mãe e do abandono do pai.

A história é bela e sensível. O filme trabalha temas difíceis como infância e parentalidade. As interpretações são dignas de aplausos. Bom lembrar também que tudo isso reside em uma obra cinematográfica de um personagem real. Mr. Roger foi um dos grandes nomes da TV americana nos anos 1960 e 1980. Seu legado ainda reverbera até hoje. A série animada Daniel Tigre, disponível no streaming e na TV Brasil, é baseada no programa de televisão dele.

A diretora Marielle Heller foi muito competente ao trazer o ambiente da televisão para o filme. Além dos bastidores, ela coloca Fred Roger para falar diretamente com o público. A obra começa como no formato original do programa. Nesse início, Lloyd é apresentado como parte dessa grande peça audiovisual que vai se desenrolar.

Leia também: Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo: como é o filme?

Nota no IMDB e Metacritic

No IMDB, Um Lindo Dia na Vizinhaça tem nota 7,2 de 10. No Metacritic, a média da imprensa especializada é de 80 em uma escala que vai a 100. Há excelentes apontamentos de veículos importantes como o New York Post que escreveu: “É o raro filme biográfico que não se perde na previsibilidade”. O jornal The Washington post afirmou que “em uma era que parece fatalmente atolada em medo, raiva e desconfiança, Um Lindo Dia na Vizinhança chega como algo mais do que um filme. Parece uma oração respondida”.

Onde assistir?

Um Lindo Dia na Vizinhança está disponível na Netflix.

Ficha Técnica de Um Lindo Dia na Vizinhança

Um Lindo Dia na Vizinhança

Título original: A Beautiful Day in the Neighborhood

2019

Duração: 1h49 min

Classificação indicativa: 12 anos

Matthew Rhys – Lloyd Vogel

Tom Hanks – Fred Rogers

Chris Cooper – Jerry Vogel

Susan Kelechi Watson – Andrea Vogel

Maryann Plunkett – Joanne Rogers

Enrico Colantoni – Bill Isler

Wendy Makkena – Dorothy

Tammy Blanchard – Lorraine

Noah Harpster – Todd

Carmen Cusack – Margy


Ouça o nosso podcast sobre Arte, Educação, Literatura e Comunicação

Cultura brasileira em imagens – acervo on line