Sociedade do Cansaço, de Byung-Chul Han [resenha]

Sociedade do Cansaço: resumo, trechos, referência, resenha

No livro Sociedade do Cansaço, o filósofo sul-coreano Byung-Chul Han discute os efeitos do excesso de positividade nos dias atuais. Segundo ele, esse tipo de discurso consiste em uma forma de violência neuronal que gera patologias como depressão. Para o autor, antigamente, a sociedade era disciplinar e baseada na coerção. Porém, as transformações provocadas pela economia capitalista fizeram que as pessoas se tornassem sujeitos da sociedade do desempenho. O importante nesse novo modelo de vida é produzir.

O problema é que o prejuízo para a saúde física e mental do trabalho é imensa. Um dos impactos, segundo o autor, é a Síndrome de Burnout.

O trabalho de Byung-Chul Han é bastante próximo do que está discutido em Modernidade Líquida, de Zygmunt Bauman. As aceleradas transformações da idade contemporânea não são plenamente digeridas pela população. Assim a cada pequenos ciclos novas mudanças econômicas, sociais e tecnológicas ocorrem sem que a anterior não tenha sido assimilada.

Nesta vídeo aula, nós apresentamos esses e outros tópicos debatidos no livro Sociedade do Cansaço. O conteúdo na íntegra está disponível em nosso canal no YouTube.

Leia também: Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo: como é o filme?

Assista a aula abaixo. Ela foi apresentada na disciplina Tecnologias da Educação, no Instituto Federal do Sul de Minas. Partes da aula com questões e debate com os alunos foram excluídas.

Vídeo da aula sobre o livro Sociedade do Cansaço. A obra foi publicada no Brasil pela editora Vozes. Byung-Chul Han também é autor de Sociedade da Transparência.

Ouça o nosso podcast sobre Arte, Educação, Literatura e Comunicação

Cultura brasileira em imagens – acervo on line