O Amor nos Tempos do Cólera, de Gabriel Garcia Marquez [resenha]

O Amor nos Tempos do Cólera - resenha e resumo

O Amor nos Tempos do Cólera é um desses livros que fazem parte de qualquer ranking de obras que todo mundo deve ler. O autor é o colombiano Gabriel García Marquéz , ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1982. Ele usa a história dos pais como fonte de inspiração para criar o romance, que se passa no final do século XIX em um período turbulento marcado por guerra civil, levantes populares e um surto de cólera.

Leia também: O Nariz, de Nikolai Gogol [resenha]

Na narrativa, Florentino Ariza apaixona-se por Fermina Daza. Ele era um jovem funcionário de uma unidade dos Correios. Já Fermina era filha de uma família rica e reconhecida por sua beleza, graciosidade e gentileza. Florentino começa a se corresponder com ela em tom poético, a partir de cartas, mensagens e telegramas, alguns até melosos em que declara o seu amor. O pai da garota não gosta do relacionamento entre os dois e se muda com a jovem de cidade.

Com a ajuda de amigos, Florentino descobre o paradeiro dela e passa a se comunicar via telégrafo, tecnologia que acabara de surgir na época e era uma grande novidade. Tempos depois ao reencontrar Florentino, ela, por influência do pai, rechaça o pretendente e alega que o que eles tinham era apenas amor juvenil.

Acometida por uma suspeita de cólera, Fermina conhece o médico Juvenal Urbino com quem viria a casar-se. A trama então passa a girar em torno da espera de Floretino em ter uma chance com a mulher por quem era apaixonado. Foram 50 anos para viver o seu amor com Fermina. O autor explora com maestria a passagem do tempo e a complexidade das relações humanas. Esses temas já estavam presentes na obra de Gabriel García Marquéz como Cem anos de solidão, que registra a vida em Macondo e as mudanças na família Buendía.

Entre os trechos mais interessantes do livro está como Florentino Ariza usa o telégrafo para manter contato e saber notícias da sua amada. Graças a essas porções de vida, o amor sobreviveu até o momento deles ficarem juntos após cinco décadas. O final do romance tem um tom otimista ao celebrar a persistência de Florentino Ariza.

Foto: Colita/Corbis
Foto: Colita/Corbis

Avaliação de O amor nos tempos do cólera

O Amor nos Tempos do Cólera tem nota 3,93 no Good Reads. No Skoob, o livro recebeu a avaliação 4,4. Na minha opinião, a nota poderia ser 4. Já li outras obras de García Marquéz como Cem anos de solidão e Memórias de minhas putas tristes. Penso que por essa razão imaginei que um livro baseado na história de amor dos pais do autor seria muito mais impactante. Não é que o romance não seja bom, mas acredito que as minhas expectativas estavam muito altas. Inclusive, nas minhas aulas sobre mídia e tecnologia, gosto de citá-lo para falar sobre o caso do jovem que usa uma rede de telégrafo para manter contato com a mulher por quem é apaixonado.

O livro foi publicado pela Record com tradução de Antônio Callado. O texto tem 397 páginas que foram lidas em nove dias.


Ouça o nosso podcast sobre Arte, Educação, Literatura e Comunicação

Cultura brasileira em imagens – acervo on line