Avatar: o último mestre do ar e a importância da representatividade no elenco

Avatar, série da Netflix

Avatar, série de desenhos que conta a lenda de Aang, foi adaptado para o cinema em 2010. O filme foi um fracasso de público e crítica. A redenção veio, neste ano, com o live action da Netflix. A principal mudança foi a escolha de um elenco majoritariamente asiático e de uma equipe de bastidores que entende o que a história realmente significa.

Leia também: Fugindo do Twin Flames e a proliferação de seitas digitais

No filme de 2010, apesar do orçamento estimado em 150 milhões de dólares, a crítica reclamou da aparente falta de identificação de parte do elenco com a narrativa. A obra foi considerada o Pior Filme do Framboesa de Ouro com uma avaliação de 42%.

Um dos atores da primeira adaptação é Dev Patel, que interpreta o príncipe Zukko. O ator ficou famoso internacionalmente por Quem quer ser um milionário? Ele também esteve nas séries The Newsroom e no aclamado Lion, uma jornada para casa. Patel é de ascendência indiana e nasceu no Reino Unido. Aos 33 anos, já coleciona diversos prêmios relevantes. Mas o seu personagem em Avatar deveria ser interpretado por um ator com origem no leste asiático, que é de onde os elementos da história são originários.

Diferente da produção anterior, a série da Netflix segue um caminho de sucesso. Lançada em 22 de fevereiro,logo no primeiro final de semana, já foi assistida 30 milhões de vezes. Ela ocupa o topo de séries mais vistas do mundo em 40 países, incluindo Brasil e quase toda América Latina.

Como é a história de Avatar?

Avatar: o último mestre do ar se passa em um mundo dividido em quatro nações, cada uma associada a um elemento: Água, Terra, Fogo e Ar. O ciclo de reencarnação do Avatar é crucial para manter o equilíbrio entre essas nações. No entanto, a nação do Fogo inicia uma guerra de conquista, ameaçando o equilíbrio.

O Avatar, mestre de todos os elementos, desaparece por um século, e durante esse tempo, a nação do Fogo domina as outras. A história começa quando dois jovens da Tribo da Água, Katara e Sokka, encontram Aang, um garoto congelado que é, na verdade, o Avatar desaparecido. Juntos, eles embarcam em uma jornada para derrotar a Nação do Fogo e restaurar a paz.

Aang enfrenta desafios para dominar os elementos enquanto é perseguido pelo príncipe Zuko, que busca capturá-lo para recuperar sua honra perdida. Ao longo da jornada, o grupo encontra aliados, enfrenta traições e desvenda segredos antigos.

Avatar, a lenda de Aang e o último mestre do ar
Avatar, o último mestre do ar

Avaliação de Avatar

Avatar: o último mestre do ar tem avaliação de 7,4 de 10 no IMDB. No Metacritic, a pontuação é 56 de 100. O jornal The Telegraph afirmou que “é um entretenimento sólido: rápido, cheio de ação, com cenas de luta decentes e algumas performances atraentes, tudo feito com um orçamento generoso da Netflix”. Mas a crítica alerta que “isso é voltado para crianças”, então nada de ter grandes expectativas. Já o USA Today não gostou e classificou a série como bagunçada, servil ao original e irritante.

Depois de assistir à série, eu não concordo com essa avaliação do USA Today. Acredito que a série tenha muitos méritos como o elenco, figurino e a coreografia das lutas. A Netflix também procura acompanhar os mesmos passos que o desenho original, sendo mais fiel, em muitos aspectos, do que o filme de 2010. O que me incomoda é em relação aos cenários. Devido a questões orçamentárias, muitos locais parecem artificiais. Nada que atrapalhe para o espectador a experiência de viajar com o Avatar e os seus aliados.

Elenco de Avatar

Gordon Cormier – Aang
Kiawentiio – Katara
Ian Ousley – Sokka
Dallas Liu – Prince Zuko
Paul Sun-Hyung Lee – Uncle Iroh
Daniel Dae Kim – Fire Lord Ozai
Matthew Yang King – Commander Zhao
Ken Leung – Appa