Podcast sobre educação: Como transformar o seminário de um livro em um episódio de áudio?

Podcast sobre Educação. Foto: Imagem de StockSnap por Pixabay

Veja aqui o passo a passo para fazer um podcast sobre educação que vai substituir um trabalho de seminário em sala de aula. Confira um vídeo com dicas para gravar o seu podcast.

Uma das formas mais tradicionais de atividades escolares e acadêmicas é a realização de um seminário. O professor seleciona um livro ou um tema e pede para a turma elaborar uma apresentação. É bem provável que esse trabalho tenha que ser feito em Power Point e seja reservado um ou dois dias para que os grupos mostrem o que conseguiram realizar.

Desde 2017, eu decidi substituir a realização de seminários em salas de aula pela produção de podcast sobre educação. O trabalho começa com uma apresentação à turma sobre o formato de roteiro de podcast e as características do texto. Depois, dou uma aula para resumir os aspectos principais do tema do seminário. Se for um livro ou conjunto de artigos, procuro falar de cada obra para enfatizar o que é importante ter nos áudios. A turma então tem por volta de duas a três semanas para produzir os episódios do podcast.

Leia também: ChatGPT: Como a inteligência artificial interfere na educação?

Abaixo está um passo a passo do que o aluno deve fazer para produzir um podcast educativo:

1- Definir as atribuições de cada integrante do grupo: Todo trabalho de produção realizado em grupo deve ter as funções delimitadas. Um pode ser responsável pelo roteiro, o outro pode ser o apresentador e uma terceira pessoa fazer a função de editor. Para o trabalho fluir adequadamente é importante que cada uma saiba exatamente a tarefa que deve realizar.

2- Pré-produção: Essa fase envolve entender qual será o objetivo do episódio que o grupo vai desenvolver. Se a tarefa é resumir um artigo ou capítulo de livro, o grupo se reúne para fazer uma leitura e estudar o texto. Todos, mesmo aqueles que não estiverem envolvidos diretamente na produção do roteiro, devem compreender o assunto a ser discutido. Para aqueles envolvidos diretamente na escrita do roteiro, é importante fazer o fichamento do artigo para facilitar as próximas fases.

3- Modelo do podcast: Como será o seu podcast educativo? Ele pode ser um monólogo. Nesse modelo apenas uma pessoa fala sobre um tema. Ele pode ser no formato entrevista ou debate. Então, você convida um especialista para falar sobre o assunto. Se o grupo deve apresentar o capítulo de um livro, um dos integrantes do grupo pode ser a pessoa a ser entrevistada e que domina o assunto a ser discutido. Ele se apresentar com o próprio nome, fala que é estudante e debate o texto.

4- Roteiro: O roteirista tem como missão colocar no papel o que vai ser dito no ar. Há duas formas básicas de roteiro. A primeira é o roteiro integral. Nele cada palavra dita durante a gravação já está previamente delimitada no texto. A outra forma é o roteiro parcial. Dessa maneira, o roteirista escreve a abertura do episódio, o encerramento e outras partes como perguntas, por exemplo. O restante é improvisado durante a gravação.

5- Gravação: Nessa fase é importante lembrar que o objetivo do podcast é transmitir informação ao ouvinte. Por isso, o assunto tem que ser apresentado para quem vai ouvir o programa. Por isso, ser objetivo e claro na abordagem do tema ajudam o ouvinte a compreender o que é discutido. Se usar termos técnicos, procure explicá-los. Ao usar conceitos, você deve ser direto. Caso necessário, você pode fazer comparações e buscar exemplos para ilustrar informações relevantes.

6- Edição: O trabalho de edição envolve tornar fluido o que foi gravado. O cuidado nessa etapa é com o uso de recursos de áudio que tem direito restrito como músicas e trilhas sonoras. A minha sugestão é produzir os trabalhos na ferramenta Anchor.FM, que pertence ao Spotify. É possível editar as falhas de áudio dentro do próprio App e inserir trilhas sem nenhum custo.

Dicas para gravar o seu podcast

Por que produzir um podcast sobre educação com estudantes?

O processo de ensino está a cada dia mais desafiador. Além de lidar com questões próprias da tecnologia, o professor deve equalizar seus esforços na compreensão de temas emergentes da área onde atua. A intenção de produzir os podcast é permitir que o aluno faça o exercício de leitura, releitura, interpretação e escrita do assunto. É mais do que simplesmente pesquisar. Ainda que o trabalho tenha uma divisão de tarefas dentro do grupo, o contato com o tema a ser abordado ocorre de forma mais profunda do que nos seminários tradicionais.

O podcast sobre educação é uma excelente ferramenta porque é de fácil produção e edição. Tornou-se popular há algum tempo, principalmente depois que a Globo e o G1 começaram a veicular seus produtos em áudio.  As escolas com alguma estrutura podem fazer o uso desse recurso para aprimorar as suas estratégias de avaliação e promover o letramento midiático.


Ouça o nosso podcast sobre Arte, Educação, Literatura e Comunicação

Cultura brasileira em imagens – acervo on line