Mestres do Ar: crítica da série da AppleTV

Mestres do Ar - resenha, crítica, avaliação, sinopse

Durante a Segunda Guerra Mundial, o 100º batalhão da força aérea americana ficou conhecido como o batalhão sangrento devido ao grande número de perdas de vidas durante as missões para bombardear a Alemanha. Em 2007, Donald L. Miller narrou a história no livro Masters of the Air: America’s Bomber Boys Who Founght the Air War Against Nazi Germany.

Leia também: O problemas dos três corpos: crítica da série da Netflix

Adaptada do livro, a minissérie Mestres do Ar foi lançada neste ano pela Apple TV. São nove episódios. A produção-executiva é de Tom Hanks e Steven Spielberg. Ela começou a ser produzida em 2021, mas passou por várias interrupções em razão dos efeitos da pandemia de Covid-19.

Mestres do Ar é narrada pelo personagem de Harry Herbert Crosby, interpretado pelo ator Anthony Boyle. Ele aparece, no início, como alguém inapto ao trabalho de navegador, já que sempre passa mal durante as missões e coloca em risco a segurança de todos. Apesar da sua importância, a atenção do público à tela é dividida com outros nomes como os pilotos John Egan com o ator Callum Turner e Gale Cleven, vivido por Austin Butler.

Butler ficou conhecido pelo filme Elvis ao interpretar o rei do rock. Com uma voz de tom grave, ele incorpora em Mestres do Ar o típico militar que vibra pelo que faz, é companheiro do seu esquadrão e cumpre as missões para as quais é designado.

Os cinco primeiros episódios da série são basicamente um conjunto de missões que o batalhão teve que realizar. As cenas de batalha são longas e emocionantes. A intenção de Mestres do Ar é mostrar os riscos que aqueles homens estavam submetidos, principalmente porque eles voavam durante o dia, diferente dos aviões britânicos que faziam os ataques à Alemanha durante a noite.

A partir do sexto episódio, as cenas de batalha perdem espaço para uma trama que envolve mais o cotidiano e a política aos quais os militares estavam submetidos. Mais a frente essa situação se modifica ao relatar como os homens que haviam sido capturados pelos soldados nazistas viveram durante o período na prisão.

Mestres do Ar é comparada com as séries co-irmãs mais antigas Band of Brothers e The Pacific, ambas da HBO. Penso que o erro principal de Mestres do Ar seja tentar dar conta de um universo de temas sem se aprofundar demasiadamente neles. Poderia ser uma história focada nas batalhas, táticas de guerra e na capacidade dos aviões. Faltou ainda um desenvolvimento profundo de algum personagem. Era necessário que houvesse alguém para o público amar ou odiar. Como são muitos caminhos narrativos, a gente não cria um vínculo com ninguém nem mesmo com o narrador.

Apesar disso, a produção da Apple TV tem seus méritos como a atuação de Austin Butler e Callum Turner e as cenas de batalhas entre os aviões. O tom épico da abertura cria desde o primeiro minuto a ideia que não vamos ver qualquer obra, mas uma história que tem um tratamento grandiloquente.

A Apple TV ainda lançou um documentário com a história real dos integrantes do 100º batalhão. São imagens em foto, vídeo e entrevistas que permitem conhecer muitos dos nomes que aparecem na série como o Major Cleven e o major Rosenthal. Esse último aclamado como herói pelo grande número de missões que realizou.

Avaliação Mestres do Ar

Mestres do Ar tem avaliação de 7,9 no IMDB. No Metacritic, a imprensa especializada avaliou a série como 72 de 100. O jornal The Telegraph apontou que Mestres do Ar “é de primeira linha”. O Chicago Sun Times garantiu que a série faz jus às histórias anteriores – Band of Brothers e The Pacific. O Boston Globe afirmou que é um tributo à geração que lutou contra o fascismo.

Em um momento da história em que discursos extremistas passam novamente a ser normalizados, é bom ver a história de pessoas que lutaram contra o autoritarismo. Apesar do tom épico, Mestres do Ar também mostra que aqueles homens, mesmo com atos de coragem e heroísmo durante a guerra, tinham vidas e dramas e comuns. A minha nota para a série é 4 de 5.

Elenco Mestres do Ar

Austin Butler – Major Gale “Buck” Cleven
Callum Turner – Major John “Bucky” Egan
Anthony Boyle – Tenente Harry Crosby
Barry Keoghan – Tenente Curtis Biddick
Nikolai Kinski – Coronel Harold Huglin
Stephen Campbell Moore – Major Marvin “Red” Bowman
Sawyer Spielberg – Tenente Roy Frank Claytor
Isabel May – Marjorie “Marge” Spencer
James Murray – Coronel Neil “Chick” Harding
Nate Mann – Major Robert “Rosie” Rosenthal
Laurie Davidson – Tenente Herbert Nash
Joanna Kulig – Paulina
Jamie Parker – Dr. Huston
Bel Powley – Alexandra “Sandra” Wingate
Sam Hazeldine – Coronel Albert Clark
Josiah Cross – Tenente Richard D. Macon
Branden Cook – Tenente Alexander Jefferson
Ncuti Gatwa – Tenente Robert Daniels

Veja ainda: The New Look e as casas de moda durante o período do nazismo