No filme Predestinado, Danton Mello interpreta o médium mineiro José Pedro de Freitas, popularmente chamado de Zé Arigó. Ele tornou-se conhecido, nas décadas de 1950 e 1960, por fazer cirurgias com o auxílio do espírito de Dr. Fritz, um médico alemão que morreu durante a primeira guerra mundial. Atribui-se a Arigó e ao seu mentor, a cura de milhares de pessoas que participavam dessas sessões mediúnicas.
Leia também: Pobres criaturas: as contradições de Bella Baxter
Apesar de ser encarado como uma obra espírita, na mesma linha que outros filmes como Nosso Lar, Predestinado não tem um tom panfletário. Ele não quer convencer o público sobre o que é a doutrina espírita ou a vida após a morte. O relato é objetivo. A obra dirigida por Gustavo Fernández, ocupa-se em mostrar quem foi Zé Arigó, como foram os atendimentos, a relação do médium com a família, polêmicas e como tornou-se tão popular na época.
Uma das cenas mais impactantes é da cirurgia espiritual no senador Carlos Alberto Lúcio Bittencourt. O político tinha câncer no pulmão e uma recomendação médica de que deveria operar o mais breve possível nos Estados Unidos. A cirurgia feita por Arigó e Fritz foi sem anestesia, remédios ou esterelização. No momento da operação, Arigó estava em um transe e não se lembrou depois do que havia realizado. O feito foi notícia nos principais jornais e alçou Arigó a uma condição de destaque nacional.
Danton Mello, com a sua experiência, parece interpretar dois personagens simultaneamente: Arigó, um homem simples; e Fritz, um médico alemão com pouca paciência. O filme também acerta ao contar como Arigó começou a perceber a presença de Fritz, antes deles começarem a realizar a missão das cirurgias. Normalmente, os filmes fazem cenas como essa como se a mediunidade fosse algo mágico. Mas Gustavo Fernandez optou por algo mais sutil que envolve um jogo de sons, barulhos e a ideia de que o que médium percebia que estava entre o mundo físico e o espiritual.
Acredito que a direção poderia ter explorado melhor uma curiosidade importante sobre Arigó. Ele foi estudado pela Nasa. A pesquisa fazia parte de um programa da Agência Espacial Americana em analisar casos sobrenaturais ao redor do mundo. Esses personagens aparecem em Predestinado, mas com pouco destaque.
Eu já havia assistido, anos antes, um programa especial do Linha Direta sobre Arigó. Conheci a história do médium a partir dali. Entretanto, a parte final, dedicava-se a mostrar Arigó como alguém que deixou a fama lhe contaminar. O Linha Direta chega a sugerir que a morte dele foi em decorrência de uma punição pela falta de humildade. Predestinado adota outra postura e o médium aparenta ser mais consciente de sua missão.
Avaliação de Predestinado
Predestinado tem nota 7,4 de 10 no IMDB. Entre os usuários do Adoro Cinema, o filme ficou com a avaliação 3,9 de 5. A minha avaliação é 4,5 de 5.
Onde assistir Predestinado?
O filme está disponível na Netflix.
Elenco Predestinado
Danton Mello – Zé Arigó
Juliana Paes – Arlete
Marcos Caruso – Padre Anselmo
Marco Ricca – Juiz Barros
Alexandre Borges – Senador Lucio Bittencourt
James Faulkner – Dr. Fritz
Veja ainda: Ficção Americana e a crítica ao falso engajamento político nas artes